União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Mais de 500 cidades brasileiras têm alerta de chuva intensa; veja quais
Publicado em 30/09/2024 às 09h28
Foto Notícia
Após um longo período de calor severo e tempo seco, a chegada de uma frente fria reduziu as temperaturas no Brasil. Neste fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou mais de 533 cidades sobre os riscos de chuvas intensas.

A previsão indica chuvas até 30 milímetros por hora, podendo chegar a um acumulado de 50 milímetros ao longo do dia, em munícipios do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo também são esperados até a manhã desta segunda-feira. Veja a lista com todas as cidades.

O destaque fica para a região central do Amazonas e áreas do sudoeste e do norte do Estado, onde as tempestades devem ser mais intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos até 100 km/h. O Inmet indica risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Apesar do Sul do país não estar sob alerta neste momento, segundo a Climatempo, a previsão é que as chuvas fortes retornem ainda nesta semana, com novos volumes elevados em áreas já fortemente atingidas pelos últimos episódios no Rio Grande do Sul.

"Massas de ar quente na região central estão bloqueando o avanço da chuva, favorecendo a concentração das instabilidades sobre o Estado. Além disso, a presença de um cavado nesta segunda-feira, somada à passagem de uma frente fria lenta ao longo da semana, contribuirá para a intensificação das chuvas em todo o Estado", esclarece o boletim.

Ainda de acordo com a Climatempo, cidades como Pelotas, Camaquã e Canguçu podem receber acumulados que ultrapassam 80 mm ao longo dos próximos dias.
Izabel Gimenez
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas