União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Alerta laranja: chuva ganha força no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil
Há risco de tempestades, corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em diferentes Estados do país
Publicado em 05/11/2024 às 09h53
Foto Notícia
A semana começou com acumulados significativos de chuva no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. E a previsão é que essa tendência se mantenha pelos próximos dias, com risco de temporais no Estado de São Paulo, no sul e noroeste de Minas Gerais, além do Triângulo Mineiro, e no leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, em Goiás, no Distrito Federal e no centro-leste e norte de Mato Grosso.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de perigo para tempestades que dura pelo menos até 10h desta terça-feira (5/11) em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará.

Toda essa porção central do Brasil pode ter acumulados de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 km/h e granizo. Ainda segundo o boletim, há risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para o restante da semana, a previsão na região Norte é que chova mais no Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins. Por outro lado, em Roraima e Amapá, assim como no norte do Pará, a tendência é chover menos com apenas pancadas isoladas, segundo a Metsul Meteorologia.

No Nordeste, a chuva segue escassa na maior parte da região. A precipitação mais relevante está concentrada na faixa da costa leste, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas mesmo no litoral deve chover pouco e em poucas áreas. O único destaque para chuvas mais regulares é no Estado da Bahia, com pancadas isoladas.

No Sul, a semana deve ter chuva nos três Estados da região, com os maiores volumes acumulados no Paraná. De acordo com o boletim, deve chover todos os dias da semana, mas de maneira instável e irregular.

Isso deve acontecer porque uma nova frente fria vai chegar no Sul na quarta-feira (6/11). Além do Sul, o sistema vai se deslocar para Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais na quinta-feira (7/11).
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas