União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Chuva forte se espalha pelo Brasil desde o Sudeste até a Amazônia
Rio de Janeiro e Espírito Santo receberão altos volumes de chuva até o fim da semana
Publicado em 22/11/2024 às 09h11
Foto Notícia
A chuva deve ganhar força no Sudeste nesta sexta-feira (22/11) diante da combinação de sistemas meteorológicos que vão atuar na região. Os Estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo serão os mais afetados com chuvas que devem ser persistentes pelos próximos dias.

A expectativa é que entre quinta-feira (21/11) e segunda-feira (25/11), os volumes variem entre 60 milímetros e 80 milímetros na maior parte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Segundo a Climatempo, o destaque fica para o sul do Espírito Santo, onde os acumulados podem ultrapassar 150 milímetros e há risco de alagamentos e deslizamentos.

Na capital do Rio de Janeiro, a sexta-feira terá a intensificação dos temporais, com temperatura máxima de 24°C. No sábado (23/11), a chuva começa a diminuir, mas ainda acontece e mantém o dia nublado. No domingo (24/11), o sol volta a aparecer, mas o tempo permanece instável, com previsão de pancadas isoladas de chuva.

Em Vitória, a sexta-feira terá sol de manhã, mas a chuva chega com força durante a tarde e noite. A temperatura máxima será de 28°C, informa a Climatempo. No sábado, o dia será “crítico”, com acumulado previsto de 80 milímetros. Já no domingo, o sol volta a predominar, mas ainda haverá ocorrências isoladas.

As pancadas de chuva espalhadas pela faixa central do Brasil seguem ativas para os próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “perigo para chuvas intensas” em boa parte do Brasil.

Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará, Amazonas e Acre ficam sob aviso para chuvas de até 100 milímetros em um dia, com ventos de até 100 km/h), e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Na região Norte, as chuvas podem aliviar a seca que castiga a região. Com volumes consideráveis, Amazonas e Acre, os Estados mais afetados pela estiagem, devem seguir com pancadas de chuva volumosas durante o fim de semana.

Para o Nordeste, o Inmet soltou, em nota, um aviso para uma mudança brusca no clima a partir de sábado (23/11). Existem condições favoráveis à ocorrência de chuvas volumosas, com destaque para a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe.

Segundo os modelos numéricos de previsão analisados pelo instituto, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai se configurar e deve persistir até terça-feira (26/11), o que pode ocasionar volumes expressivos de chuva na área de atuação.
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas