União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Chuvas devem ser fortes em várias regiões do Brasil nesta semana
Veja onde devem ocorrer as maiores precipitações
Publicado em 26/11/2024 às 08h22
Foto Notícia
Os próximos dias deverão ter elevados volumes de chuva no Sul e em partes do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do País, informa a Metsul. Já no Sudeste, as precipitações devem ser menos intensas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante esta semana, na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva, com acumulados abaixo de 50 milímetros (mm) no Acre, Roraima e sul do Pará. No centro-oeste do Amazonas e em áreas do Tocantins, as chuvas podem superar 100 mm em alguns locais. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá provocar acumulados acima de 50 mm no norte do Amapá. No norte do Pará, centro-sul do Amapá e grande parte de Roraima, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 20 mm.

No Nordeste, a previsão indica uma área de instabilidade no nordeste da Bahia e Sergipe, que deverá provocar acumulados acima de 50 mm entre os dias 26 e 29 de novembro. No oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste de Pernambuco, as pancadas de chuva poderão ser isoladas, com acumulados previstos abaixo de 50 mm. Nas demais áreas, o tempo permanecerá quente e com baixa probabilidade de chuva.

No Centro-Oeste, as instabilidades persistirão, proporcionando chuvas localmente significativas em Mato Grosso e oeste de Goiás, com acumulados previstos acima de 40 mm e podendo atingir 100 mm em algumas localidades. No Mato Grosso do Sul e centro-leste de Goiás, as chuvas deverão permanecer abaixo de 20 mm nos próximos dias.

Para o Sudeste, a tendência é de tempo firme nos próximos dias, com possibilidade de chuvas no leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro a partir do dia 29, com aumento das áreas de instabilidade nos dias seguintes em quase toda a região, com exceção do centro-norte de Minas Gerais. Os maiores acumulados estão previstos para o leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com volumes abaixo de 50 mm.

Já no Sul, a semana começará com instabilidades no sul do Rio Grande do Sul, favorecendo chuvas em grande parte do Estado, com acumulados acima de 50 mm. O deslocamento de um sistema frontal aumentará as chuvas na região, podendo gerar acumulados acima de 100 mm em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo da semana.
Por Marcelo Beledeli — Porto Alegre
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas