União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Livro apresenta os benefícios das plantas de cobertura aos sistemas agrícolas
Guia prático elaborado por pesquisadores da Esalq-USP ganha versão ampliada, acessível gratuitamente na internet
Publicado em 26/11/2024 às 15h11
Foto Notícia
A Crotalária spectabilis é uma das espécies apresentadas no guia (foto: Larissa Bortolo/reprodução)
O grupo de pesquisa Soil Health & Management Research Group (Sohma), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), lançou uma nova edição do Guia Prático de Plantas de Cobertura: Espécies, manejo e impacto na saúde do solo.

A obra está vinculada ao Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON) e aborda a temática de plantas de cobertura, trazendo uma síntese de informações práticas de mais de 70 opções de cultivos de cobertura, incluindo 63 espécies e oito opções de misturas e consórcios.

O CCARBON é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Esalq-USP. Sua missão é desenvolver soluções inovadoras para o fortalecimento de uma agricultura tropical de baixo carbono.

“Este livro é um guia para que produtores, técnicos, consultores, estudantes e até pesquisadores conheçam melhor as características de cada planta de cobertura. Esperamos que sirva de suporte para a tomada de decisão sobre a adoção dessas plantas no campo. O uso de plantas de cobertura é uma das maiores oportunidades que a agricultura brasileira tem para se tornar mais produtiva, sustentável e resiliente às mudanças climáticas”, explica à Agência FAPESP Maurício Roberto Cherubin, professor da Esalq e organizador da publicação.

A segunda edição revisada amplia também o conteúdo, incluindo novos capítulos sobre os benefícios, desafios e manejo das plantas de cobertura nos sistemas agrícolas e sobre a escolha e o posicionamento de mixes de plantas. Além disso, foram incluídas cerca de 20 novas espécies para uso como plantas de cobertura.

“Certamente a obra ficou mais completa, mais didática e ainda mais útil para que agricultores, técnicos, consultores e pesquisadores possam conhecer mais sobre o uso das plantas de cobertura na agricultura brasileira”, comenta Cherubin.

O livro pode ser acessado gratuitamente em formato digital no seguinte link: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1340.
 
Fonte: Agência FAPESP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas