União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Alerta laranja: chuva ganha força no Rio de Janeiro e na faixa central
Até o fim de semana, chuva deve voltar ao Sul e dar trégua no centro do país
Publicado em 05/12/2024 às 09h12
Foto Notícia
A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a faixa central do Brasil segue com potência para causar chuvas fortes e ininterruptas nos Estados do Sudeste e Centro-Oeste, parte da região Norte e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A tendência é que os próximos dias ainda sejam marcados por chuva ao longo de todo o dia.

Para esta quinta-feira (5/12), dois alertas laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam chuvas fortes nesta faixa central e no Rio de Janeiro. A previsão do instituto é que chova no sul, centro e norte do Rio de Janeiro, além da região metropolitana, nas baixadas e no Vale do Paraíba Paulista.

O Inmet indica possíveis transtornos em áreas de encostas para possíveis deslizamentos, além de risco para alagamentos e transbordamentos de rios, com expectativa de chuva de até 100 milímetros. As chuvas mais fortes devem ser no sul do Estado e na região Serrana.

O segundo alerta abrange boa parte de Minas Gerais, de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Bahia e São Paulo. O aviso dura até 10h desta quinta-feira onde pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros em um dia com ventos de 60 a 100 km/h.

No Sul, a partir de sexta-feira (6/12), uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul, e há previsão de chuvas torrenciais no Estado, além de Santa Catarina, sul do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. “Espera-se que essas chuvas beneficiem as lavouras de Paraná e de São Paulo que vão poder se desenvolver”, diz Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Quando a frente fria chegar ao Sul, os corredores de umidade vão migrar para a região e isso deve pausar as precipitações na metade norte perto do fim de semana.

O Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), norte de Minas Gerais, norte de Goiás, Espírito Santo, Vale do Araguaia devem se manter sem chuvas relevantes até o fim da próxima semana, o que pode favorecer os tratos culturais, como o plantio do algodão e do milho, informa o especialista.

“Está ocorrendo um efeito gangorra. Hora com chuvas na metade norte, hora com chuvas na metade sul”. Segundo o agrometeorologista, dezembro será um mês bastante úmido em todo Brasil.



 
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas