União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Chuva segue na metade norte do país, enquanto RS tem onda de calor
Sistemas meteorológicos de verão estão causando condições
Publicado em 15/01/2025 às 09h17
Foto Notícia
A quarta-feira (15/1) vai ser de chuvas fortes em boa parte do país. O Nordeste deve receber o maior volume de precipitação, mas também chove forte no norte de Minas Gerais, sul do Pará, em Mato Grosso, Goiânia e Brasília. O Norte também não fica seco, e as chuvas devem se concentrar na porção sul da região, entre o Pará e o Acre.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), irão contribuir para a ocorrência de pancadas de chuva nos próximos dias.

A combinação destes sistemas meteorológicos poderá favorecer volumes expressivos de chuva na porção mais ao norte da região, incluindo o semiárido. Destacam-se as áreas dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia com maiores acumulados. Já na faixa leste, também há previsão de chuvas, embora com menores acumulados.

O Sudeste também vai ficar úmido, especialmente na região litorânea e no norte. No Sul, chove apenas no litoral.

Onda de calor no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para o forte calor e a baixa umidade. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar permanece entre 20% e 30% em áreas do oeste e da campanha.

Na quarta-feira, o oeste, missões, noroeste, campanha, centro, vales e região metropolitana de Porto Alegre podem ter tardes com máximas entre 34ºC e 42ºC, com umidade relativa do ar entre 25% e 35%. A Defesa Civil informa que, na quinta-feira (16/1), a onda de calor ganha mais força sobre as mesmas regiões.
Luiz Eduardo Minervino
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas