União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Inmet publica alerta de chuva intensa no Centro-Oeste e Sul do Brasil
Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul serão Estados mais impactados
Publicado em 20/01/2025 às 14h26
Foto Notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de “perigo para chuvas intensas” com vigência até as 10h desta terça-feira (21/1) e possibilidade de prorrogação. A previsão é que chova entre 30 e 60 milímetros em uma hora ou 50 a 100 milímetros em 24 horas em Estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com destaque para Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Além disso, esperam-se ventos de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, informa o órgão climático.

As regiões afetadas são o oeste, sudeste, centro-sul, norte pioneiro, norte-central, noroeste, centro-oriental e centro-ocidental, do Paraná, além da região metropolitana de Curitiba; leste, sudoeste e centro-norte de Mato Grosso do Sul, além dos pantanais do Estado; norte, sudoeste e centro-sul de Mato Grosso; Itapetininga, Presidente Prudente e litoral sul de São Paulo.

Especificamente no Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade favorece a persistência da chuva. Segundo o Inmet, o sudoeste de Mato Grosso do sul e o centro-sul de Goiás podem ter chuva perto de 100 milímetros. Para o restante da região, as precipitações devem variar entre 30 e 60 milímetros.

Já o Paraná deve concentrar as chuvas da região Sul durante a semana. As mesmas condições do Brasil Central, de calor e umidade, é que causam pancadas de 80 milímetros no Estado e também no leste do Rio Grande do Sul.

No Sudeste, a semana deve ter chuva acima de 50 milímetros em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já no centro-norte de Minas Gerais e Espirito Santo, estão previstas chuvas com acumulados abaixo de 20 milímetros.
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas