União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Chuvas intensas e calor extremo seguem nesta terça-feira; veja a previsão
São Paulo deve voltar a ter chuvas fortes
Publicado em 04/02/2025 às 09h14
Foto Notícia
Cidades que estão com o nível dos rios acima do normal e com o solo saturado estão em alerta para esta terça-feira (4/2), pois há riscos de mais chuvas com intensidades que variam de moderadas a fortes. Os temporais são causados pela atuação da Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que vem ocasionando chuvas fortes em boa parte do país.

Esse sistema segue ativo em toda faixa central do Brasil, aponta a Rural Clima, até pelo menos a quarta-feira (5/2). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para todas as regiões do país, com destaque para o Pará, Palmas, Goiânia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, onde os acumulados podem chegar a 100mm, todos com possibilidades de tempestades.

Nos últimos dias, a Grande São Paulo e a Baixada Santista registraram transtornos causados pelos temporais, como enchentes e deslizamentos. Em dois dias, a cidade de São Paulo já recebeu 65% da chuva esperada para o mês de fevereiro, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) do município.

“A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o tempo instável, com as pancadas de chuva concentradas no fim das tardes. O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado, devido ao solo encharcado e a continuidade das chuvas”, alerta o CGE.

No restante do Brasil, chuvas isoladas vão acontecer durante a tarde, principalmente no Amazonas, Acre e Rondônia. Manaus pode inclusive registrar transtornos pelos temporais e tempo quente durante a tarde.

O Nordeste também deve receber chuvas, mas em menor quantidade e concentradas nas regiões litorâneas, com mais força entre o Alagoas e o Ceará.

Já no Sul, o Inmet segue alertando para condições de onda de calor. As temperaturas vão ficar 5 °C acima da média para o período até a quarta-feira. Em Porto Alegre, os termômetros podem passar de 36 °C; em Bagé, na fronteira com o Uruguai, é esperada máxima de 40ºC.
Luiz Eduardo Minervino
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas