União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Com mudança climática, sinistralidade de seguro agrícola deve crescer em 2025, diz BB Seguridade
Desde o início do ano foi observada uma frequência menor de aviso de sinistros, mas com uma severidade maior em comparação ao mesmo período de 2024
Publicado em 19/02/2025 às 07h49
Foto Notícia
O diretor financeiro da BB Seguridade, Rafael Sperendio, acredita que o índice de sinistralidade do seguro agrícola deve crescer em 2025, considerando os efeitos da mudança climática, a predominância do La Niña neste início de ano e o impacto dos sinistros registrados nas primeiras semanas do ano, sobretudo nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Segundo o executivo, desde o início do ano foi observada uma frequência menor de aviso de sinistros, mas com uma severidade maior em comparação ao mesmo período de 2024.

O avanço na sinistralidade, no entanto, “não é nada que preocupe”, já que ela chegou ao menor patamar histórico no ano passado, afirmou Sperendio durante teleconferência com analistas sobre os resultados do quarto trimestre.

“Com relação à sinistralidade de forma geral, o agrícola piora [em 2025] prestamista melhora, mas talvez não o suficiente para compensar. A sinistralidade, na margem, deve subir um pouco, mas não muito, considerando o piso histórico”, afirmou Sperendio.

Questionado por um analista sobre as projeções de emissão de prêmios em 2025 — que seria de avanço de 2% a 7% no período — Sperendio disse que este ano é menos previsível para as linhas que são mais dependentes de crédito, como rural e prestamista.

“Se a originação vier menor, vamos cair para o piso do guidance nesses dois casos. Nas outras linhas de seguro, de menor penetração, vamos puxar para crescer para a parte de cima da faixa [do guidance]. Só que elas são menos representativas no portfólio como um todo”, explicou.
Por Rita Azevedo — São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas