União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Com mais de 120 expositores confirmados e novidades na programação, Expocanas 2025 começa amanhã
Publicado em 24/03/2025 às 14h18
Foto Notícia
Campo Grande, 24 de março de 2025 - Nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025, a cidade de Nova Alvorada do Sul, localizada a 115 km da Capital, será palco da terceira edição da Expocanas, o maior evento de Bioenergia de Mato Grosso do Sul. Mais de 120 expositores já estão confirmados.
 
O evento, realizado pela Sulcanas (Associação Sul-mato-grossense de Cana) com apoio da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), já faz parte do calendário oficial de eventos do Estado e traz como proposta reunir em um só lugar o que há de mais novo em tecnologias, inovação, pesquisas e práticas sustentáveis de produção adotadas pelo setor de Bioenergia que atualmente é composto por 22 usinas em operação no Estado e cerca de 50 fornecedores de cana.
 
Em um formato de feira multisetorial, o evento é o ponto de encontro de fornecedores de cana-de-açúcar e outras matérias-primas como milho, soja e sorgo, usinas de bioenergia, empresas de insumos e máquinas agrícolas, laboratórios, centros pesquisas de variedades de cana, consultorias ambientais e entidades do setor produtivo, além de atrair visitantes de diversas localidades do país.
 
Para o presidente da Sulcanas, Marcio Verrunes, além do número crescente de expositores, a feira cresce em negócios e conteúdo. “A feira nasceu de pequenos encontros técnicos e nesta edição, sem dúvidas, se consolida como uma referência em promover a integração entre todos os elos da cadeia de Bioenergia com mais conteúdo técnico, estimulando parcerias, novos negócios e oportunidades de investimentos”, destaca. A expectativa da organização é receber mais de 8 mil pessoas por dia.
 
“A Expocanas é um evento que não apenas celebra o presente do setor de bioenergia, mas também aponta para o futuro do setor, reforçando a posição de Mato Grosso do Sul como um protagonista na transição energética do nosso país. É um evento construído a quatro mãos que reflete a união e o fortalecimento de todos os elos que compõem a cadeia produtiva da Bioenergia, evidenciando o potencial e aptidão de Mato Grosso do Sul na produção de energia limpa e renovável”, afirma o presidente da Biosul, Amaury Pekelman.
 
Serão 180 mil metros quadrados reservados para a feira, com área adicional para campos demonstrativos de variedades de cana-de-açúcar, além de outras culturas como milho, soja e sorgo. Haverá também exposição de máquinas agrícolas, equipamentos com tecnologia de ponta e produtos inovadores para produtividade e manejo agrícola. Em 2024, feira movimentou cerca de R$ 70 milhões em novos negócios e a expectativa dos organizadores é superar a marca do último ano.
 
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento: www.expocanas.com.
 
Patrocinadores e apoio
 
Em sua terceira edição no formato de feira, a Expocanas reforçou o time de empresas patrocinadoras. Além de contar com a Atvos, que é patrocinadora desde a primeira edição, o evento conta com a Adecoagro, Agroterenas, Agrícola MV, Baldan, Dallas, Senai - Sistema Fiems, Senar e Sebrae. Como apoio institucional, o evento conta com a Biosul, Câmara e Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
 
Programação
 
A abertura oficial do evento está prevista para 25 de março, às 8 horas, no auditório principal da feira, que está localizada às margens da BR-163, em Nova Alvorada do Sul (MS). Além da presença das lideranças do setor e entidades parceiras, a cerimônia será prestigiada por representante do governo do Estado, Senadores e parlamentares de MS.
 
Durante a cerimônia, serão apresentados os dados de produção do Estado na Safra de Cana-de-açúcar e produção de etanol 2024/2025 e as perspectiva para o novo ciclo 2025/2026, que se iniciará dia 1º de abril. A apresentação será feita pelo presidente da Biosul, Amaury Pekelman.
 
Em seguida, os convidados farão uma visitação aos campos demonstrativos de variedades de cana e outras áreas do evento.
 
Novidade na programação técnica
 
Nesta edição, a programação técnica contará com o Ciclo de Seminário Cana MS, realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e a TCH Consultoria Agrícola, Dourados (MS).
 
O tradicional encontro técnico agrícola completa 10 anos e a sua primeira edição especial será realizada dentro da programação da Expocanas, no dia 25 de março, a partir das 13 horas, no auditório principal do evento.
 
Com o tema "Tratos Culturais de Soqueiras", o seminário trará debates sobre manejo e irrigação dos canaviais, abordando estratégias para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da cultura da cana-de-açúcar. A programação contará com a presença de especialistas e a apresentação de cases de sucesso do setor de bioenergia.
 
Nos dias seguintes, a programação do evento segue com a realização de palestras, workshop e rodada de negócios do Sebrae. Confira mais detalhes no site oficial do evento www.expocanas.com.
 
Sobre o Setor de Bioenergia em Mato Grosso do Sul
 
Mato Grosso do Sul é um dos líderes nacionais na produção de energia limpa e renovável, com destaque para a produção de etanol, açúcar e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho. Atualmente, o Estado conta com 22 usinas de bioenergia em operação e cerca de 50 fornecedores de cana, responsáveis por mais de 30 mil empregos diretos e presentes em mais de 40 municípios. Nova Alvorada do Sul, sede do evento, é um dos maiores polos de cultivo de cana do Brasil, com mais de 100 mil hectares dedicados à produção da matéria-prima.
 
Para mais informações, acompanhe as redes sociais do evento @expocanas ou o site oficial do evento.
 
Serviço:
 
Evento: Expocanas 2025
Data: 25, 26 e 27 de março de 2025
Local: BR 163 - Nova Alvorada do Sul, MS
Realização e Apoio: Sulcanas e Biosul
Informações e inscrição: www.expocanas.com
Acompanhe nas Redes Sociais: @expocanas
Fonte: Biosul - Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas