União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Colheita de soja atinge 90% no Paraná
As lavouras de soja do estado apresentam alta produtividade e boas condições em relação à última semana; confira
Publicado em 25/03/2025 às 14h52
Foto Notícia
A colheita da safra 2024/25 de soja no Paraná alcançou 90% da área cultivada, segundo o último levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura do estado. O percentual representa um avanço em relação à semana anterior, quando 81% da área já havia sido colhida.

O estado do Paraná, que plantou 5,768 milhões de hectares nesta safra, teve uma leve redução na área cultivada em comparação aos 5,785 milhões de hectares da safra passada.

Qualidade das lavouras de soja e fases da planta

O Deral destacou que 90% das lavouras apresentam boas condições, enquanto os 10% restantes estão em condição média. No levantamento anterior, os números eram de 87% e 12%, respectivamente, com 1% das lavouras classificadas como ruins, o que indica uma melhora nas condições gerais da produção.

Em relação ao estágio das plantas, 92% estão em fase de maturação e 8% ainda se encontram no período de frutificação. Na semana anterior, 85% estavam maturando e 15% frutificando, demonstrando um avanço natural do ciclo da cultura.

Produtividade e aumento na produção

A produtividade média estimada pelo Deral para a safra 2024/25 é de 3.673 quilos por hectare, representando um crescimento expressivo em comparação à safra 2023/24, que registrou uma média de 3.200 quilos por hectare.

Com essa melhora na produtividade, a produção total de soja no estado deve chegar a 21,189 milhões de toneladas, um aumento de 14% em relação à safra anterior, que colheu 18,509 milhões de toneladas. Esse crescimento está atrelado às boas condições climáticas durante o desenvolvimento da lavoura e ao uso de técnicas aprimoradas de manejo.
Gabriel Almeida
Fonte: Canal Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas