União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Atvos obtém Licença de Instalação para sua primeira fábrica de biometano em Mato Grosso do Sul
Publicado em 26/03/2025 às 14h30
Foto Notícia
Os trabalhos de terraplanagem devem ser iniciados em abril e o início da operação está previsto para o fim de 2026
A Atvos, uma das líderes na transição energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, recebeu a Licença de Instalação (LI) para a construção da sua primeira fábrica de biometano. A nova planta será construída em Nova Alvorada do Sul (MS), onde já está instalada a Unidade Santa Luzia (USL), responsável pela produção de etanol e energia elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar.
 
Com a obtenção do documento, emitido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), órgão ambiental do governo estadual, a companhia deve iniciar os trabalhos de terraplanagem no mês de abril, o que deve gerar cerca de 100 empregos na região. No momento de pico das obras, mais de 300 novos postos de trabalho serão criados, o que fortalece o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde está presente.
 
“Alcançamos mais um importante passo em nosso propósito de liderarmos a transição energética a partir da ampliação do nosso portfólio, uma vez que parte do biometano produzido será utilizada em nossa frota própria, reduzindo a intensidade de carbono das nossas operações”, afirma o CEO da Atvos, Bruno Serapião, em cerimônia realizada durante a Expocanas, maior evento do setor sucroenergético do estado sul-mato-grossense, que contou com participação do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck; do prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paleari; do presidente da Biosul, Amaury Pekelman, dentre outras autoridades.
 
“Agradeço aos governos de Mato Grosso do Sul e Nova Alvorada do Sul por continuarem criando as condições necessárias para o desenvolvimento do projeto, que vem contribuindo fortemente para o crescimento socioeconômico da região”, completa o executivo.
 
“Todo investimento anunciado é uma demonstração de confiança. Nós temos construído esse ambiente que gera confiança aos investidores. A Atvos está presente no estado e com anúncios importantes que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, declara o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
 
Previamente à obtenção da LI, a Atvos desenvolveu uma série de estudos ambientais e de engenharia para o desenvolvimento do empreendimento. A expectativa é de que a unidade, que utilizará como matéria-prima resíduos da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, como a torta de filtro e a vinhaça, entre em operação até o fim de 2026. A planta será instalada em uma área de 320 mil metros quadrados e terá capacidade para produzir 28,3 milhões de metros cúbicos de biometano por ano.
 
O produto é uma das mais importantes alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis, pois emite até 90% menos gases de efeito estufa do que diesel, segundo a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás). De acordo com projeções da mesma entidade, a produção de biometano no Brasil deve crescer 600% até 2029, passando do atual 1 milhão de m³ por dia para 7 milhões de m³/dia.
 
A Atvos em Mato Grosso do Sul
 
Além da Unidade Santa Luzia, a Atvos possui outras duas operações em Mato Grosso do Sul: a Unidade Eldorado, localizada em Rio Brilhante, e a Unidade Costa Rica, situada no município homônimo. Juntas, as três plantas agroindustriais têm capacidade de moer mais de 13 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o suficiente para produzir mais de 1,2 bilhão de litros de etanol; além de cogerar 1,4 mil GWh de energia elétrica limpa e produzir 180 mil toneladas de açúcar VHP. Também são responsáveis por empregar 4,3 mil pessoas diretamente e outras 11 mil de forma indireta.
 
Sobre a Atvos

A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, além de produzir açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 58 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica, suficiente para abastecer uma população de mais de 18 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.
 
Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas, com o objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde atua.
Fonte: Atvos
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas