União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Novas parcerias UDOP devem alavancar avanços em prol do setor sucroenergético
A UDOP firmou cinco parcerias durante seu Congresso de Bioenergia; Dentre as parcerias estão a Embrapa, UFOP, Senai/Fiesp, Bonsucro e Esalq/USP
Publicado em 05/07/2024 às 11h20
Foto Notícia
Representantes da Embrapa e o presidente da UDOP após a assinatura da parceria
A UDOP – União Nacional da Bioenergia oficializou na última terça-feira (2) cinco novas parcerias e convênios firmados com importantes entidades e universidades em prol do desenvolvimento de pesquisas e melhorias para o aumento de competitividade de suas associadas e do setor sucroenergético em geral.
 
Os convênios foram assinados por representantes das entidades/universidades parceiras e o presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho. As assinaturas ocorreram durante o Painel Magno do 17º Congresso Nacional da Bioenergia, que a entidade realizou nos dias 2 e 3 de julho no Campus da UNIP, em Araçatuba, reunindo mais de 1,8 mil congressistas.
 
“A UDOP tem se firmado ao longo de quase 4 décadas como entidade referência quando o assunto é capacitação profissional, busca por novas tecnologias para o aumento da competitividade de suas associadas; além da representação de suas sócias e o trabalho voltado para a comunicação do setor da bioenergia. Através de parcerias sólidas, temos garantido o fomento a pesquisas e melhorias contínuas de nossas associadas”, destacou o presidente da UDOP.
 
Dentre as parcerias firmadas estava o protocolo de intenções firmado pela UDOP e a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com o objetivo de “estabelecer cooperação técnica e científica para consolidar e operacionalizar o desenvolvimento de ações estratégicas entre as partes em benefício de pesquisas junto ao setor da bioenergia nacional”.
 
“Através dessa parceria queremos reafirmar o compromisso de nossa entidade em apoiar a Embrapa, e todos os seus pesquisadores, nas centenas de projetos que a entidade desenvolve com foco na cana-de-açúcar e na bioenergia como um todo. Nossas associadas estão à disposição para servirem como campos experimentais para estas pesquisas, cujos resultados serão amplamente aplicados na melhoria constante de nossa produtividade”, destacou Hugo Cagno Filho.
 
A parceria UDOP e Embrapa existe desde 2009, quando da assinatura do primeiro termo de cooperação assinado pelo então presidente da Embrapa Sílvio Crestana. “Hoje estamos revalidando essa parceria, que julgamos ser essencial para o desenvolvimento de nosso setor”, destacou o CEO da UDOP, Antonio Cesar Salibe parabenizando a Embrapa pelo trabalho diuturno pela melhoria da competitividade da agricultura brasileira, com destaque para a cana-de-açúcar.
 
O Diretor Executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Nailto Pillon representou a entidade no ato da assinatura, representando a presidente da Embrapa, Profa. Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá.
 
Assinaram como testemunhas do termo de cooperação o Chefe de Relações Internacionais da Embrapa, Marcelo Boechat Morandi; a Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente, Ana Paula Packer; e a Pesquisadora, Nilza Patrícia Ramos, grandes parceiros da UDOP nos eventos promovidos pela entidade.
 
UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
 
Outro termo de cooperação técnico-científico foi assinado com a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, através de seu representante, Prof. titular da Área de Bioenergia Dr. Rogelio Lopes Brandão.
 
Objetivo do termo de cooperação é o desenvolvimento de projetos e atividades destinados ao treinamento de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologia, abrangendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão.
 
Esalq/USP
 
A UDOP e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Esalq/USP, também assinaram um convênio de Cooperação com o objetivo de realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão para promoção de políticas públicas voltadas para o setor bioenergético brasileiro. Assinaram a parceria o presidente da UDOP e o Prof. Antonio Sampaio Baptista, docente do Depto. de Ciência e Tecnologia de Alimentos, representando no ato a Profa. Thais Vieira, diretora da Esalq/USP.
 
Bonsucro
 
A Coordenadora Bonsucro Brasil, Natália Pinheiro Cêra representou a entidade para a assinatura de um Memorando de Entendimento com o objetivo de união de esforços entre a UDOP e a Bonsucro para melhorar práticas e resultados de pesquisa na produção sustentável de cana-de-açúcar e bioenergia, além de desenvolver e implementar ferramentas de sustentabilidade para o setor canavieiro brasileiro, capacitando e compartilhando conhecimento.
 
Senai/Fiesp
 
A UDOP e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI assinaram, também, um Acordo de Cooperação Técnica, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento de formação profissional, serviços de tecnologia e inovação para atender às demandas do setor de bioenergia. O assessor da Diretoria Regional do Senai/Fiesp, Osvaldo Lahoz Maia, assinou o acordo que recebeu, ainda, a assinatura do Presidente do Conselho Superior do Agronegócio - Cosag/Fiesp, Jacyr Costa Filho.
 
Para assistir à transmissão do Painel Magno do Congresso UDOP, onde ocorreram as assinaturas, clique aqui.
Rogerio Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas