União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Quinta tem virada de tempo e queda nas temperaturas; veja onde
Publicado em 03/10/2024 às 09h33
Foto Notícia
O clima nesta quinta-feira (3/10) vai ser marcado pela virada do tempo no Centro-Sul, após uma semana de onda de calor. Uma frente fria avança por Santa Catarina após ter provocado temporais no Rio Grande do Sul com estragos em diferentes municípios. O sistema frontal ainda hoje deve mudar o tempo em parte do Paraná.

Ao mesmo tempo, uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, com queda da temperatura e marcas bastante amenas para o começo de outubro no Estado.

Possibilidade de geada no Sul

Em Porto Alegre e região metropolitana, as menores mínimas ocorrem amanhã, sexta e sábado com marcas ao amanhecer entre 12ºC e 13ºC no Jardim Botânico da capital, mas ao redor ou pouco abaixo de 10ºC no extremo sul da cidade e em algumas cidades da área metropolitana.

A geada é um fenômeno pouco frequente em outubro, com as temperaturas já mais quentes. Mas, ainda ocorre em cidades mais altas. No Rio Grande do Sul, há possibilidade para geada na madrugada da quinta no extremo sul do Estado, segundo a MetSul.

Pode gear em pontos da Campanha, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense.

Boa parte do Rio Grande do Sul, no entanto, não deve receber chuvas nesta quinta, impedida pela frente fria que se aproxima. Em Porto Alegre, onde o nível do Guaíba chegou ao patamar de atenção nos últimos dias, a quinta não vai ter chuvas, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta temperatura máxima de 19 °C.

Virada de tempo no Centro-Sul

O dia tem atenção voltada para tempestade no leste e norte do Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul, litoral sul de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, o Inmet indica temperatura máxima de 23 °C. Nesta quarta-feira (2/10), os termômetros chegaram a marcar 36 °C, em Curitiba. O instituto emitiu um alerta de perigo potencial para essas regiões, e a chuva pode começar ainda hoje (quarta).

Enquanto isso, o restante do Centro-Oeste e Vitória ainda têm condições de onda de calor e baixa umidade, de acordo com o Inmet. Goiânia, por exemplo, espera temperaturas acima de 40 °C e umidade relativa do ar abaixo de 30%. Já Brasília e Belo Horizonte podem ter recordes de temperatura para o ano nesta quinta, passando de 35 °C.

Chuvas no Norte e Nordeste

O Nordeste pode receber chuva de maneira moderada no Recife e em Maceió, com pancadas mais rápidas em Natal e Salvador. São Luís vai ter calor e tempo seco, com mínimas em 25 °C.

Já o Norte vai ter condição de chuvas no norte do Acre e no Amazonas, que vai ter um dia quente e úmido. Em Manaus, a temperatura máxima vai ficar em 37 °C, com umidade relativa do ar em cerca de 90%, conforme o Inmet.
Luiz Eduardo Minervino
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas