União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

La Niña está se tornando menos provável, diz departamento de meteorologia da Austrália
Publicado em 16/10/2024 às 08h56
Foto Notícia
A probabilidade de um evento climático La Niña nos próximos meses diminuiu, disse o departamento de meteorologia da Austrália nesta terça-feira, acrescentando que, caso o fenômeno ocorra, será fraco e de curta duração.

O desenvolvimento do La Niña e seu oposto, o El Niño, são de grande importância para a agricultura global, com o La Niña normalmente aumentando as chuvas no leste da Austrália, no sudeste da Ásia e na Índia e reduzindo as chuvas nas Américas.

"A chance de um evento La Niña se desenvolver nos próximos meses diminuiu", disse o Departamento Australiano de Meteorologia, em uma atualização quinzenal.

O departamento afirmou que seu modelo climático interno sugere que o La Niña não se desenvolverá, e quatro dos seis outros modelos climáticos pesquisados agora concordam.

O La Niña e o El Niño são causados pelo resfriamento e aquecimento das temperaturas da superfície do mar no oeste da América do Sul.

"Se o La Niña vier a se desenvolver, a previsão é de que seja relativamente fraco (em termos da força da anomalia da temperatura da superfície do mar) e de curta duração, com todos os modelos prevendo valores neutros em fevereiro", disse o departamento.

Outros meteorologistas também se tornaram menos confiantes na ocorrência de um La Niña.

Um analista do governo dos Estados Unidos disse na semana passada que havia 60% de chance de um La Niña surgir até o final de novembro e persistir até janeiro-março de 2025. Um mês antes, ele disse que havia 71% de chance de formação de um La Niña.
Peter Hobson
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas