União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Rússia inicia 2025 com queda nas exportações de grãos
Publicado em 14/01/2025 às 10h58
Foto Notícia
Nos primeiros dez dias de janeiro, a Federação Russa exportou 480 mil toneladas de grandes safras de grãos, um volume três vezes menor que no mesmo período do ano anterior, quando foram embarcadas 1,476 milhão de toneladas, segundo dados da União Russa de Grãos (RGU) divulgados pela agência de notícias Interfax.

Os embarques de trigo caíram quase 57%, para 468 mil toneladas. A cevada registrou uma redução de 93%, com apenas 10,4 mil toneladas exportadas, enquanto as exportações de milho praticamente cessaram.

O trigo russo foi enviado para sete países no início deste ano, ante 18 no mesmo período de 2023. O principal destino foi o Quênia, que recebeu 111 mil toneladas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Já o Egito, tradicional comprador, importou 83 mil toneladas, uma queda de 54%. As exportações para a Turquia despencaram para 4,8 mil toneladas.

Os embarques por Novorossiysk, principal porto de exportação de grãos da Rússia, totalizaram 197 mil toneladas, 67% a mais que no ano anterior. Outro destaque foi o porto de Vysotsk, que embarcou 113 mil toneladas, um volume significativo, já que não houve transbordo por esse porto no mesmo período do ano passado.

Por outro lado, os embarques rodoviários de grãos russos sofreram uma redução de quase 65%. As exportações via Rostov-on-Don diminuíram 69%, enquanto em Azov a queda foi de 84%. Apenas o porto de Yeisk registrou crescimento, com alta de 31%.
Fonte: DATAGRO
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas