União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Esalq/USP é nomeada nova presidente do Hub dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do United Nations Academic Impact
Publicado em 05/02/2025 às 10h37
Foto Notícia
Janaina Barretta e Luciano Mendes
(Crédito: Gerhard Waller)
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (Esalq/USP) foi nomeada como a nova presidente do Hub dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do United Nations Academic Impact (UNAI) para o ODS 1 – Erradicação da Pobreza, pela iniciativa United Nations Academic Impact (UNAI).

A United Nations Academic Impact (UNAI) é uma iniciativa que envolve instituições de ensino superior desde novembro de 2010 no apoio e contribuição para a realização dos propósitos e princípios da Organização, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade (incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desde 2015) e resolução de conflitos.

A Esalq/USP liderará o UNAI SDG 1 Hub por um período de três anos, de janeiro de 2025 a dezembro de 2027, como parte da rede maior da UNAI, que compreende mais de 1.700 universidades e faculdades em mais de 150 países. A presidência do HUB será do professor Luciano Mendes, do departamento de Economia, Administração e Sociologia. A líder do HUB será a bióloga e mestre Janaina Barretta.

“Essa participação da nossa escola como SDG Hub Chair da UNAI é o fruto de um trabalho que se iniciou em 2022 aqui na Esalq. É a materialização do compromisso social da universidade e uma oportunidade de contribuir para um mundo mais rico — em justiça social, equidade, biodiversidade e cooperação”, comentou Janaina.

Luciano Mendes falou sobre a importância da participação da Esalq no processo. “Estamos muito honrados com essa oportunidade de atuar como SDG Hub Chair, comprometidos com o desafio de trabalhar o ODS 1 — Erradicação da Pobreza. As metas do ODS 1 só poderão ser alcançadas por meio da cooperação de toda a comunidade esalqueana e de nossos parceiros, através de iniciativas de educação, pesquisa e extensão. Para abordar esse ODS, estamos desenhando ações que se alinham também com outros ODS de relevância por aqui, como o ODS 2, “Fome Zero e Agricultura Sustentável”

Os UNAI SDG Hubs são instituições designadas de ensino superior dentro da rede UNAI. Atuam para promover os ODS, alavancando o poder da academia para criar mudanças sociais, econômicas e ambientais positivas que deixariam o mundo mais perto de atingir os ODS. Além de incorporar considerações de sustentabilidade como uma política geral e apoiar a agenda geral dos ODS, cada UNAI SDG Hub se concentrará em um ODS específico, promovendo pesquisa, educação e colaboração global para avançar essa meta, ao mesmo tempo em que reconhece as fortes interdependências entre todos os 17 ODS.

Além da Esalq/USP a UNAI nomeou as seguintes instituições como Presidentes do UNAI SDG Hub de 2025 a 2027:

• ODS 1: Erradicação da Pobreza - Universidade de São Paulo (Brasil)

• ODS 2: Fome Zero - [Copresidente] EARTH University (Costa Rica) e University of California, Davis (Estados Unidos)

• ODS 3: Saúde e Bem-Estar - Universidade de Pretória (África do Sul)

• ODS 4: Educação de Qualidade - Al Balqa Applied University (Jordânia)

• ODS 5: Igualdade de Gênero - CHRIST (Considerada Universidade) (Índia)

• ODS 6: Água Limpa e Saneamento - [Copresidente] Shiv Nadar Institution of Eminence (Índia) e University of Manitoba (Canadá)

• ODS 7: Energia Acessível e Limpa - [Copresidente] Lagos State University (Nigéria) e Universidade Nacional e Capodistriana de Atenas (Grécia)

• ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico - Universidade de Auckland (Nova Zelândia)

• ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura - Universidade Mount Kenya (Quênia)

• ODS 10: Redução das Desigualdades - Universidade York (Canadá)

• ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis ​​- Universidade De Monfort (Reino Unido)

• ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis ​​- Universidade Nacional de Ciências e Tecnologia (Paquistão)

• ODS 13: Ação pela mudança global do clima - Universidade das Índias Ocidentais (Jamaica)

• ODS 14: Vida na Água - Universidade de Bergen (Noruega)

• ODS 15: Vida na Terra - Universidade Macquarie (Austrália)

• ODS 16: Paz, Justiça e Instituições eficazes - Universidade George Mason, Jimmy & Rosalynn Carter School for Peace & Conflict Resolution (Estados Unidos)

• ODS 17: Parcerias para os Objetivos - Universidade Tsinghua (China)
Caio Albuquerque
Fonte: Esalq/USP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas