União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Chuvas fortes: 16 Estados estão em alerta para tempestades
Estado de São Paulo tem maiores riscos para chuvas intensas e transtornos
Publicado em 05/02/2025 às 09h09
Foto Notícia
Áreas de 16 Estados do país estão em atenção com aviso laranja de perigo para chuvas intensas entre hoje (4/1) e amanhã (5/1), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As condições atmosféricas indicam a persistência de chuvas em regiões do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo, Paraná e em partes do litoral nordestino.

A previsão indica volumes de chuva que pode chegar a 100 mm em 24 horas, além de ventos intensos, que podem atingir até 100 km/h nestas áreas.

O destaque ficara para o Estado de São Paulo, que continua em alerta devido aos volumes expressivos registrados na última semana. A previsão do Inmet é que esse cenário persista nos próximos dias.

A Defesa Civil paulista renovou o alerta de chuvas intensas para os próximos dias, com previsão de acumulados significativos. Preocupação das autoridades está voltada especialmente para municípios da faixa leste do Estado, onde o volume pluviométrico tem se mantido elevado, gerando riscos de deslizamentos de terra, alagamentos e transbordamento de rios.

O volume de precipitação nessas regiões do país é causado por três sistemas meteorológicos simultâneos: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Combinados, esses sistemas intensificam as instabilidades na maioria do país.

As exceções são os Estados de Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde o tempo deve permanecer firme e com temperaturas elevadas. O território gaúcho, inclusive, sofre uma onda de calor que deve durar até o final de semana e mantém as temperaturas em até 40ºC.
Luiz Eduardo Minervino
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas