União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

MME destaca avanço das ações brasileiras na área de energia limpa em eventos
Representante do MME, secretário Thiago Barral, destacou dentro da Lei sancionada pelo presidente Lula ao lado do ministro Alexandre Silveira
Publicado em 03/10/2024 às 14h28
Foto Notícia
Foto: Jean Pavão/Itaipu Binacional
O secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME), Thiago Barral, participou, nesta quarta-feira (2/10), do lançamento da Global Hydrogen Review 2024, organizado pela pela iniciativa de hidrogênio da Clean Energy Ministerial (CEM), onde o MME atuou como revisor.

O representante do MME destacou as recentes iniciativas para a sanção da Lei do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono em agosto deste ano pelo presidente Lula, ao lado do ministro Alexandre Silveira. “A Lei trouxe uma série de iniciativas para desenvolver essa indústria no Brasil e apresenta incentivos à pesquisa, desenvolvimento e inovação para produção de hidrogênio e às diversas rotas de produção de forma a estabelecer neutralidade tecnológica”, pontuou.

A legislação incorporou contribuições do Comitê Gestor do Programa Nacional do Hidrogênio (Coges-PNH2), liderado pelo MME durante o segundo semestre de 2023, com ampla participação da sociedade. A definição do marco legal-regulatório para o hidrogênio era uma das prioridades do Plano Trienal 2023-2025 do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2).

Barral também enfatizou que este é um momento ideal para o Brasil se posicionar como líder no setor. O MME participou da mesa redonda do Fórum Internacional de Comércio de Hidrogênio e anunciou que o Brasil co-coordenará o Fórum no próximo ano. "O Brasil faz parte desse Fórum desde sua criação, em 2023, que reúne países para discutir o comércio global de hidrogênio", concluiu o secretário.

Outros eventos paralelos

Durante as atividades do CEM-MI, o secretário Barral participou de um painel que lançou o relatório sobre “O papel conjunto dos bancos de desenvolvimento e do planejamento energético na atração de investimentos privados para mercados emergentes e economias em desenvolvimento: o caso brasileiro”. Esse painel foi organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA, na sigla em inglês).

Em outro painel realizado nesta quarta-feira, o secretário do MME participou de debates sobre “Planos de Ação para a Rápida Descarbonização do Setor Elétrico”, promovido pela Green Power Future Mission. O evento contou com a presença de líderes dos Estados Unidos, Canadá e Uruguai, que apresentaram as principais ações e iniciativas recentes de transição energética em seus países, compartilhando boas práticas que podem servir de exemplo para outras nações.

CEM e MI

Em parceria entre o Ministério de Minas e Energia e Itaipu Binacional, o Clean Energy Ministerial (CEM, na sigla em inglês) e a Mission Innovation (MI) acontecem entre os dias 1º e 4 de outubro, em Foz do Iguaçu, Paraná, paralelamente ao G20.

O CEM é um fórum global voltado para a promoção de políticas públicas que estimulem a adoção de tecnologias de energia limpa, o compartilhamento de lições aprendidas e melhores práticas, além do incentivo à transição para uma economia global de baixo carbono.

O MI discute temas como os esforços globais de aceleração do desenvolvimento e a adoção de inovações tecnológicas e regulatórias em energia de baixo carbono, por meio de políticas de pesquisa, desenvolvimento e demonstração.
Fonte: Gov.br
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas