União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

COP 29: MME lança plataforma para atrair investimentos estrangeiros e nacionais com foco na transição energética
Publicado em 18/11/2024 às 08h40
Foto Notícia
A iniciativa desenvolvida em parceria com o BNDES dará visibilidade a projetos sustentáveis alinhados às políticas do Governo Federal, com investimentos iniciais de US$ 10,8 bilhões
Foto: Irena
O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os ministérios da Fazenda, Indústria e Comércio e do Meio Ambiente, lançou a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e Transformação Ecológica (BIP, na sigla em inglês). O objetivo é atrair investimentos estrangeiros e nacionais focados na transição energética, indústria, mobilidade e soluções climáticas. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (13/11), durante a COP 29, em Baku, Azerbaijão.

A BIP foi criada para mobilizar capital nacional e internacional em apoio aos Planos de Transformação Ecológica e transição climática do governo brasileiro, reforçando o compromisso do país com a neutralidade de carbono até 2050.

“Estamos avançando rapidamente para que a Plataforma permita que os anúncios das nossas políticas sejam convertidos em um pacote de projetos estruturantes de energia limpa, de grande escala, que vão gerar empregos e renda duradouros”, afirmou o ministro do MME, Alexandre Silveira.

A plataforma dará visibilidade a projetos sustentáveis alinhados às políticas do Governo Federal, com investimentos iniciais de US$ 10,8 bilhões para beneficiar a população.

“Firmamos uma parceria com o BNDES para acelerar a criação de um filtro de projetos estruturantes de transição energética, para atrair mais capital e investimento de forma mais rápida. Essa foi, inclusive, uma das prioridades no Grupo de Trabalho do G20”, destacou a assessora especial do MME, Mariana Espécie, que representa o ministro na Conferência do Clima. A representante do MME pontua ainda que um dos desafios da transição energética é aumentar a oferta de bons projetos.

Os projetos relacionados à transição energética que serão inseridos na plataforma deverão seguir as temáticas: combustíveis sustentáveis; soluções renováveis para sistemas isolados; hidrogênio de baixa emissão de carbono; tecnologias para redes elétricas de transmissão e distribuição; eólicas offshore; eficiência energética; e minerais estratégicos para a transição.
Ministério de Minas e Energia
Fonte: Gov.br
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas