União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Chuva aumenta em São Paulo e segue forte no Paraná
Tempo vai ficar instável no Centro-Sul
Publicado em 10/12/2024 às 09h06
Foto Notícia
A semana vai começar com chuvas volumosas e persistentes entre Santa Catarina, Paraná e também entre a divisa de São Paulo e o estado paranaense nesta terça-feira (10/12). Entre o Maranhão e o Piauí, os ventos em altos níveis da atmosfera continuam formando nuvens mais carregadas, aponta o Climatempo.

No Paraná, que foi atingido por chuvas intensas durante o final de semana, o tempo seguirá instável em boa parte do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue alertando para perigo na região norte do Paraná, com alto risco de "grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas". Em Curitiba (PR), a mínima é de 15ºC e a máxima de 17ºC.

A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, também deve registrar chuva com até moderada intensidade devido à circulação de ventos do oceano em direção ao continente.

Durante o final de semana, muitas áreas do estado de São Paulo tiveram predomínio de sol, calor e pouca chuva. Mas a combinação do calor, alta umidade, avanço de uma frente fria e a circulação de ventos colaborou com a formação de nuvens bastante carregadas na região oeste, no Vale do Ribeira e também no litoral sul de São Paulo. A chuva caiu pesada e volumosa e vários municípios acumularam quase 100 milímetros de precipitação entre o sábado e o domingo.

Na terça, a formação de um sistema de baixa pressão na altura do litoral paulista combinada com a circulação de ventos vai reforçar as instabilidades e espalhar chuva por todas as regiões do Sudeste e sul do Centro-Oeste, que ainda devem ter tempo abafado, no Rio de Janeiro, por exemplo, as temperaturas podem ficar acima de 30°C, segundo o Inmet. A chuva mais intensa estará concentrada no litoral, Região Metropolitana e região sudoeste paulista.

No Centro-Oeste, o potencial para transtornos é baixo, mas há potencial de pancadas de chuva de até forte intensidade e a formação de núcleos pontuais de tempestades no norte e leste do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, no norte, oeste e sul de Goiás.

Na região Norte, no Maranhão e na área norte do Centro-Oeste, a chuva deve ser isolada, com baixos acumulados e tempo quente. O restante do Nordeste terá os maiores períodos de sol entre as regiões do país, com temperaturas elevadas e sem nuvens durante o dia todo.
Luiz Eduardo Minervino
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas