União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Onda de calor se prolonga no Sul com temperaturas acima de 40ºC
Chegada de frente fria, combinada com o calor, deve causar temporais localizados
Publicado em 11/02/2025 às 14h04
Foto Notícia
Cidades de Santa Catarina em atenção para o forte calor no Estado
Foto: Defesa Civil/SC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina informou que a onda de calor que afeta o Estado deve permanecer pelo menos até a quinta-feira (13/2), com risco moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desidratação.

A terça-feira (11/2) tem máximas de 38ºC a 40ºC no litoral sul e extremo oeste do Estado. O calor e a umidade favorecem pancadas de chuva isoladas no meio oeste, no planalto sul e no litoral sul. Na capital Florianópolis, os termômetros variam entre 22ºC e 35ºC.

Nos próximos dias, enquanto as noites e madrugadas seguem abafadas, as tardes terão temperaturas entre 35°C e 38°C nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, entre o extremo oeste e o meio oeste, litoral sul, grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte.

Segundo o órgão, algumas cidades seguirão com valores próximos aos 40°C. Nas demais regiões do Estado, as tardes devem marcar máximas entre 30°C e 35°C.

As altas temperaturas vão ser impactadas pela aproximação de uma frente fria. Juntas, as condições para temporais de chuva intensa entre as tardes e noites ganham força. Já partir desta terça-feira (11/2), o calor e a umidade favorecem as condições para temporais mais fortes, com raios, rajadas de vento e até queda de granizo.

De acordo com a secretaria do Estado, o risco é moderado nas áreas do mapa em amarelo e baixo nas áreas em verde para alagamentos, destelhamentos e queda de galhos e árvores.

Na quarta-feira (12/2) e quinta-feira (13/2), a instabilidade aumenta e traz risco alto nas áreas em laranja, e risco moderado nas áreas em amarelo. As chuvas mais intensas vão se concentrar no sul do Estado, enquanto na quinta-feira devem permanecer em toda a faixa litorânea e proximidades.

No Rio Grande do Sul, o alerta também segue ativo com mínima entre 22ºC e 28°C e máximas entre 35°C e 44°C no oeste, Missões, noroeste, norte, Campanha, centro, parte do sul, parte da Costa Doce, vales e região Metropolitana de Porto Alegre. A umidade relativa do ar segue em níveis baixos, entre 20% e 30%.

Na quarta-feira, a onda de calor não cessa, e as temperaturas mínimas variam entre 22ºC e 27°C e as máximas entre 29ºC e 39°C.

No total são quatro alertas ativos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dois vermelhos de “perigo extremo” e dois laranjas de “perigo”, que abrangem o Rio Grande do Sul em sua totalidade, boa parte de Santa Catarina e o oeste e sudoeste do Paraná.

No Paraná, o calor e a umidade seguem expressivos em boa parte do Estado, com um cenário favorável para chuvas isoladas em todas as regiões e tempestades localizadas, "em razão do intenso aquecimento sobre o Estado", informa o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). As máximas seguem elevadas, com marcas próximas aos 38ºC no extremo oeste e todo o litoral.
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas