União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

País recebe alerta de chuvas intensas influenciadas por nova onda de calor
Temperaturas acima de 30 °C vão causar tempestades no Centro-Sul nesta semana
Publicado em 11/02/2025 às 08h05
Foto Notícia
A presença de uma onda de calor sobre o Sul do país pode gerar novos recordes nos termômetros neste início de semana e espalhar as altas temperaturas para São Paulo. Para esta terça-feira (11/2) os termômetros podem alcançar 43 °C no oeste do Estado gaúcho. Cidades como São Borja, Alegrete e Uruguaiana já estão na lista de grande perigo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O alerta também passa a valer em toda Santa Catarina, mas com mais intensidade no sul do Estado. Em Criciúma, por exemplo, as temperaturas variam entre 19 °C e 34 °C - em Florianópolis os termômetros chegam a 33 °C. O Paraná também não escapa do calorão, e a previsão do Inmet indica que todo o Estado deverá registrar temperaturas de até 37 °C.

Uma massa de ar quente também predomina sobre São Paulo resultando em tardes com muito calor em várias regiões. Na capital e na Grande São Paulo, os dias mais quentes devem ser terça, quarta (12/2) e quinta-feira (13/2), com máximas previstas de 35 °C, segundo a Defesa Civil do Estado. Além do calor intenso, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados em todo Estado.

Demais regiões

No Centro-Oeste, a combinação de calor, umidade e convergência de umidade favorecerá a persistência de áreas de instabilidade em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, com acumulados acima de 40 mm. No oeste de Mato Grosso, as chuvas poderão ser mais volumosas ao longo da semana, ultrapassando acumulados de 80 mm em algumas localidades, indica o Inmet.

Na região Norte, as instabilidades associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm na maioria da região, com exceção de grande parte de Roraima, onde as chuvas serão mais escassas.

No Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a precipitação no norte da região, com chuvas previstas acima de 80 mm para o norte do Maranhão, do Piauí e litoral do Ceará, aponta o Inmet.

Na faixa leste da região, as chuvas poderão ocorrer em pontos isolados na forma de pancadas, com acumulados inferiores a 20 mm, enquanto na parte central da Bahia, Pernambuco e sudeste do Piauí, a tendência é de tempo firme nos próximos dias.
Luiz Eduardo Minervino
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas